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Política de Qualidade
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Política de Qualidade

Política de Qualidade

I

A Universidade Lusófona tem desde a sua fundação, e em parceria com as entidades públicas e privadas, o princípio de que a qualidade é essencial à prossecução de todas as suas atividades, bem como ao seu desenvolvimento em prol de uma sociedade cada vez mais dependente do ensino universitário e da ciência. A cultura da qualidade deve, portanto, prevalecer e ser do interesse particular e geral.

A Universidade Lusófona enquadrou a importância da qualidade e sua gestão em todos os agentes universitários, desde estudantes, colaboradores docentes e não docentes e parceiros. O Sistema Interno da Garantia da Qualidade (SIGQ), desenvolvido na Universidade foi avaliado e está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) desde 2021.

A par com a missão da Universidade Lusófona e seus objetivos estratégicos, estabeleceram-se como documentos estruturantes da qualidade e sua gestão:

  1. O plano estratégico da ULusófona.
  2. O plano anual de atividades.
  3. Os relatórios de avaliação e atividades: Relatório da Unidade Curricular, Relatório de Avaliação do Ciclo de Estudos, Relatório da Unidade Orgânica e Relatório Anual da Instituição (RUC/RAC/RUO/RAI).
  4. O Manual da Qualidade.

II

O SIGQ tem como objetivo promover a qualidade nas estruturas da universidade e abrange todas as atividades da instituição. O SIGQ é, simultaneamente, instrumento de promoção da qualidade e de apoio ao planeamento estratégico da Universidade.

O desenvolvimento e melhoria contínua do SIGQ assenta em estruturas e um enquadramento formal que permitem a concretização da política e das estratégias institucionais para a qualidade, nomeadamente:

  • Dispor de objetivos claros enquadrados em documentos, leis ou despachos; 
  • Incorporar estruturas e níveis de responsabilidade de coordenação, que permitam a sua operacionalidade;
  • Implementar mecanismos de auscultação das partes interessadas e de monitorização das boas práticas;
  • Promover a produção de indicadores de desempenho e sua divulgação que permitam uma melhoria contínua da Instituição.

III

As estruturas de coordenação, articulação e suporte da Qualidade e Desenvolvimento Académico são:

  • A Reitoria, a Administração e as Unidades Orgânicas.
  • O Serviço de Gestão da Qualidade (SGQ) que tem por missão acompanhar, promover e garantir a qualidade, em articulação com a Reitoria, Administração, as Unidades Orgânicas, Estudantes e Docentes; e Serviços da Universidade enquanto agentes de melhoria, de atualização das políticas de qualidade da instituição e produtores e fornecedores de dados para suporte à decisão.
    • O Grupo de Avaliação e Acreditação (GA2), responsável pelo gestão e planeamento da avaliação e acreditação de ciclos de estudo, numa relação direta com as unidades orgânicas (Gestor da Qualidade) e instituições públicas reguladoras do ensino superior, nomeadamente, A3ES.
  • Gabinete de Desenvolvimento Institucional.

A informação produzida é disponibilizada a todos os órgãos académicos, unidades orgânicas e administração, permitindo assim os contributos e reflexão de todos os envolvidos na qualidade da academia.

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