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SIGQ – Sistema Interno de Garantia da Qualidade

O desenvolvimento do SIGQ da Universidade Lusófona tem permanente foco na resposta eficiente e eficaz às exigências e padrões internos de qualidade, integrando na sua formulação os dispositivos contidos nas “Standards and Guidelines for Quality Assurance in the European Higher Education Area” , nos termos das recomendações emanadas pela A3ES (2016), os normativos da ISO 9001, os normativos legais em vigor, as boas práticas de outras instituições de ensino superior e, naturalmente, a própria cultura da Universidade.


Constituído por um vasto e abrangente conjunto de manuais, regulamentos, normativos e procedimentos, que cobrem as várias áreas da missão da Universidade Lusófona, formalmente aprovados nos órgãos estatutariamente competentes, o SIGQ é suportado pelos fluxos que alimentam o sistema de informação, e por um conjunto de outros instrumentos de recolha e tratamento de informação (inquéritos, guiões, indicadores, métricas).


O SIGQ envolve a avaliação regular da adequação dos processos e resultados à missão e ao planeamento da ULHT e está organizado como um processo contínuo de avaliação da instituição, das UO, dos diferentes cursos e serviços, de forma a identificar antecipadamente as áreas que necessitam intervenção por forma a assegurar a sua melhoria continua.


O SIGQ envolve a participação de todas as interessadas, nomeadamente órgãos de gestão, estudantes, docentes e investigadores, pessoal não docente, antigos alunos, comunidade e empregadores;
A coordenação estratégica do SIGQ é assegurada pelo Administrador e pelo Reitor, em estreita articulação com responsáveis científicos de cada unidade orgânica , ciclos de estudos e serviços, a partir da consulta aos órgãos, nomeadamente o Conselhos Científico, Pedagógico e Conselho Universitário.


O Administrador e Reitor, através do Serviço de Gestão da Qualidade, promovem o acompanhamento e monitorização do SIGQ designadamente no que diz respeito a: grau de execução dos diferentes procedimentos do sistema; recolha de indicadores e aplicação de inquéritos; eficácia do sistema de informação; cumprimento de prazos; grau de profundidade e abrangência das análises efetuadas; relevância e aplicabilidade dos planos de ação para melhoria e sua avaliação.


Documentos de suporte ao SIGQ

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